PROVA AMIGO VICTOR

* Pergunta 1

É necessária uma avaliação

 

Relacione o texto abaixo às discussões sobre políticas públicas para o ensino da Língua Portuguesa no Brasil, a partir do que foi discutido na Unidade 7. Os sete erros gramaticais mais comuns nas redes sociais(……….)

Resposta AMIGO VICTOR

Resposta Selecionada: As redes sociais tem como linguagem predominante a coloquial, não pelo fato de que as pessoas não saibam utilizar a língua portuguesa corretamente, mas por ser um ambiente livre, de descontração. Apesar disso, por mais que todas orações acima tenham erros gritantes, gramaticalmente falando, elas atendem os princípios da linguística em que o importante é saber se comunicar efetivamente. O ensino da língua portuguesa no Brasil é extremamente voltado à gramática, onde é trabalhado bastante o conceito de certo e errado. Mesmo com essa metodologia, acredito que a língua pode vir a se flexibilizada através do cotidiano (a fala é mais importante do que a escrita, ao meu ver, porém, o ensino no Brasil não não vê dessa forma). Um exemplo claro é a frase: Pedro se suicidou (a população praticamente toda monta a oração dessa forma, mas tem um erro grande, uma vez que o verbo suicidar é intrasitivo e não precisa do complemento “se”).

* Pergunta 2

0 em 0,8 pontos

 

São contribuições dos estudos hindus à Linguística:

Resposta Selecionada: e. Os significados das palavras tem pouca duração, pois cada geração dá o sentido que achar mais adequada a cada termo. Resposta Correta: a. Descrição de estruturas fonéticas detalhando os processos de articulação dos sons.

Feedback da resposta: Segundo os hindus, o significado passa de geração a geração; o estudo é feito em unidades frásicas; não há mimesis natural entre sentido e forma e as consoantes, vogais e tons já eram estudados por eles nessas categorias.

* Pergunta 3

0,8 em 0,8 pontos

 

Leia as afirmações a seguir, sobre a gramática gerativa. I – A gramática mental de um indivíduo é representada em seu pensamento. II – Não há relacionamento das propriedades da linguagem nos mecanismos do cérebro.

III – A aquisição do conhecimento se dá pela linguagem. Está correto o que se afirma em:

Resposta Selecionada: b. I e III. Resposta Correta: a. I e III.

Feedback da resposta: A única afirmativa incorreta é “Não há relacionamento das propriedades da linguagem nos mecanismos do cérebro”. É justamente o contrário

* Pergunta 4

0 em 0,8 pontos

 

Conhecimento de língua internalizado e o efetivo que o falante faz da língua são conceitos respectivamente de:

Resposta Selecionada: c. língua e fala Resposta Correta: a. competência e desempenho

Feedback da resposta: ” O conceito de “Competência” representa um modelo de conhecimento de língua internalizado, enquanto “Desempenho” designa o uso concreto que um falante faz de sua língua em uma situação real de comunicação.”

* Pergunta 5

0 em 0,8 pontos

 

QUESTÃO DE TEORIA Muita gente pensa que os linguistas são apenas um tipo de gente que adota uma concepção diferente de erro. Os que não leem nada confundem concepção diferente de erro com concepção segundo a qual não há nenhum tipo de erro. Os ainda mais tolos entendem que uma análise alternativa dos dados (por exemplo, a afirmação de que há uma gramática em “dois ovo / as garrafa”) significa a defesa dessas construções (em qualquer campo discursivo). Pior, implicaria a condenação das construções ditas corretas. É que a ignorância não tem limites. Mas os linguistas não são apenas diferentes de outros tipos de analistas da língua por defenderem que há gramática onde os outros só veem erros (que seriam exatamente falta de gramática). Os linguistas são também um tipo de gente que aprendeu a fazer análises diferentes, explícitas e generalizantes, de fatos da língua, com fundamento não na autoridade de gramáticos, mas nas exigências da análise científica, que se caracteriza pela explicitude e pela generalidade. Sírio Possenti, http://terramagazine.terra.com.br/blogdosirio/blog/2013/10/31/questao-de-teoria/ Segundo o texto acima, o linguista:

Resposta Selecionada: d. É um diferente tipo de analista, pois vê diferentes gramáticas onde todos os outros veem erro Resposta Correta: e. Os linguistas não somente veem gramática onde os outros veem erro, mas fazem análise dos fatos da língua com bases científicas.

* Pergunta 6

0 em 0,8 pontos

 

O grande acontecimento dos estudos linguísticos na Europa depois da Idade Média foi o contato as línguas não europeias e com os trabalhos de pesquisadores não europeus. Esse fato possibilitou:

Resposta Selecionada: c. Abriu espaço para a discussão sobre a língua como conceito e não apenas sobre o latim e o grego Resposta Correta: b. A discussão sobre a superioridade do grego e do latim sobre as outras línguas

* Pergunta 7

0 em 0,8 pontos

 

Sobre o formalismo russo, é incorreto afirmar:

Resposta Selecionada: a. Foi um termo depreciativo dado aos estudos desenvolvido durante o círculo linguístico de Moscou, Resposta Correta: c. O formalismo russo defendia a superioridade da forma em detrimento do conteúdo

* Pergunta 8

0 em 0,8 pontos

 

Segundo o postulado da conhecida hipótese Sapir-Whorf :

Resposta Selecionada: a. As pessoas pensam porque falam Resposta Correta: e. As pessoas pensam na sua língua materna

* Pergunta 9

0,8 em 0,8 pontos

 

Leia o texto a seguir. E aí, cara, que cê tava fazendo? – Ah, Rordigu, eu tava arrumanu o carru! – Aquele lá, que eu pedi o conserto no outro dia? – É, aqueli mesmo… Indique a alternativa que apresenta apenas palavras do texto pertencentes à norma coloquial:

Resposta Selecionada: d. Cara, falanu, cê. Resposta Correta: c. Cara, falanu, cê.

Feedback da resposta: A única alternativa que apresenta três usos coloquiais é “cara, falanu e cê”. Nas demais, as únicas palavras coloquiais são: “arrumanu” e “cê”.

* Pergunta 10

0 em 0,8 pontos

 

Marcando (1) para os enunciados constativos e (2) para os enunciados peformativos

das sequências abaixo: ( ) Pare em nome da lei. ( ) O cidade onde nasci não é mais a mesma. ( ) Eu vos declaro marido e mulher ( ) Eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

Resposta Selecionada: b. b) 1-2-1-1 Resposta Correta: c. c) 2-1-2-2

* Pergunta 11

0,8 em 0,8 pontos

 

O objeto da Linguística é a língua e necessita de um método específico de descrição Pois O conceito de língua diz respeito a todas as língua e não somente a uma específica, como o português ou o inglês.

Resposta Selecionada: c. As duas afirmativas são verdadeiras, e há uma relação de causa e consequência entre elas Resposta Correta: c. As duas afirmativas são verdadeiras, e há uma relação de causa e consequência entre elas

Feedback da resposta: A língua é o objeto da Linguística e por sua complexidade necessita de um método de estudo específico.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s